Imagem representando zona baixa pressão provocando chuva forte no Brasil, indicando risco de temporais

Zona de baixa pressão provoca chuva forte em grande parte do Brasil, alerta Climatempo, saiba onde há risco de temporais e como produtores devem se preparar

Uma zona de baixa pressão em níveis médios da atmosfera está deixando o tempo mais instável em grande parte do país hoje, com pancadas que podem chegar a intensidade moderada a forte.

As áreas mais afetadas tendem a ser o Sul e o Sudeste, mas o padrão de instabilidades também avança pelo Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, elevando o risco de temporais localizados.

Produtores rurais e moradores de regiões com previsão de chuva devem acompanhar updates da meteorologia, reforçar medidas de proteção e planejar atividades, conforme informação divulgada pela Climatempo.

Sul e Sudeste, onde a chuva pode ser mais intensa

“A presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e a atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera favorecem novas áreas de instabilidades sobre o Paraná, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, além do oeste de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul.” Climatempo.

Em trechos do sudeste paranaense, os acumulados podem ser mais altos, trazendo preocupação para pontos urbanos e estradas, com possibilidade de alagamentos e transtornos locais.

“Novas áreas de instabilidades avançam pelo oeste e norte de São Paulo e ganham força pelo estado à tarde. As pancadas também avançam por grande parte de Minas Gerais e pelo Espírito Santo, e as chuvas devem ocorrer de maneira moderada a forte intensidade.” Climatempo.

Centro-Oeste, calor, umidade e risco de temporais

“Com a presença da baixa pressão além do calor e umidade, as instabilidades continuam ocorrendo desde o início da manhã, com chance de chuvas mais fortes e risco de temporais em alguns pontos do sul, sudoeste, oeste e áreas do interior de Mato Grosso do Sul.” Climatempo.

Em Mato Grosso e em Goiás, as pancadas tendem a ser mais espalhadas, porém com potencial de serem localmente fortes, o que pede atenção ao trânsito e a atividades a campo.

“Em Mato Grosso e em Goiás, as pancadas de chuva seguem de maneira mais espalhada e com moderada a forte intensidade.” Climatempo.

Norte e Nordeste, pancadas e áreas com tempo mais firme

“As instabilidades se espalham mais pelo Maranhão, e também pelo Piauí e oeste da Bahia. Nessas áreas, as chuvas devem ocorrer de maneira moderada e pontualmente mais fortes.” Climatempo.

No litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, as chuvas tendem a ser mais fracas, enquanto no restante da Região o tempo deve ficar mais firme, e o calor continuará predominando.

“As instabilidades seguem mais espalhadas pela Região desde o começo do dia. No Amazonas, em grande parte do Pará, no Tocantins e norte de Rondônia, há chance de pancadas moderadas, com possibilidade de serem mais fortes em alguns pontos. Já em Roraima e no noroeste do Pará, o tempo segue mais firme.” Climatempo.

Orientação para produtores e cuidados recomendados

“Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações.” Climatempo.

Para aproveitar a previsão, verifique o plano de manejo da propriedade, proteja insumos sensíveis e evite operações de colheita ou aplicações durante pancadas previstas de chuva forte ou temporais.

Monitore atualizações e alertas de forma diária, use previsões confiáveis para ajustar janelas operacionais e considere abrigar máquinas e animais em áreas seguras quando houver risco de ventos fortes ou raios.

Em resumo, a presença da zona de baixa pressão e do cavado aumenta a probabilidade de chuvas intensas em várias regiões, por isso manter atenção às previsões e adotar medidas preventivas ajuda a reduzir perdas e riscos.

Rolar para cima